Ansiedade
- Admin
- 9 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

Olá pessoal.
Como prometido trago um assunto que infelizmente muitas pessoas se vão identificar comigo que é o facto de ter ANSIEDADE.
Ansiedade é termos inseguranças, preocupações, pânico que levam a várias alterações físicas e psicológicas.
Há dois anos fui diagnosticada que tinha ansiedade. Todas as manhãs eu levantava-me nervosa com aquele formigueiro na barriga e mal disposta sem apetite. Na minha cabeça tudo ia correr mal, era só mais um dia de infelicidade para mim, não me sentia bem onde estava e todos os dias tinha muito medo e muita insegurança do dia de amanhã. Receitaram-me então comprimidos para ansiedade e para andar mais tranquila. Confesso que me fazem bem. Fui tomando todos os dias até mudar de escola.
De toda essa mudança a minha ansiedade aumentou mais no primeiro dia da escola nova. Para mim era tudo novo, escola, turma, curso, colegas.... E ao não conhecer ninguém era pior.
Na primeira aula, que era a apresentação, eu sentei me no fundo da sala, muita calada só observava... Comecei a olhar para caras novas tudo novo, era eu sozinha naquela sala e foi então que o meu peito começou a apertar, a tremer, as mãos a suar e os olhos em água. E nesse momento só pensava onde me tinha ido meter, praticamente sozinha sem conhecer nada nem ninguém. Aguentei-me, mas uma colega apercebeu-se que estava quase a chorar, com medo e aflita. No intervalo ela levou me a casa de banho, tomei mais um comprimido e chorei, chorei num ombro que não conhecia. Nesse momento nem estava a pensar no que iria pensar de mim mas sim o facto de descarregar todo o pânico, toda a insegurança e medo que tinha dentro de mim. O apoio e conforto daquela colega que não a conhecia me acalmou e fez me ver que não estava sozinha e que todos me iam ajudar a ultrapassar. E assim foi, depois de uns meses eu deixei de tomar a medicação todos os dias, mas sim só quando estava mais aflita e precisava.
O último ataque de pânico que me deu foi no cinema, quando fui ver um filme com a pessoa que mais confio e que mais gosto. Comecei a sentir falta de ar a ficar tonta, as mãos a suar e o meu coração acelerado. Por vezes nos dá sem estarmos à espera e sem razão nenhuma, naquele dia não tinha razão para estar preocupada e com medo.
Concluo que em primeiro lugar temos de estar bem com nós próprios e agradar-nos a nós e não aos outros. Pensar que só temos UMA VIDA e temos de aproveita-la bem rodeados com o que verdadeiramente nos faz feliz. Deixar de preocupações e inseguranças,pensar positivo porque pensamentos positivos atraem coisas positivas. Deixar de ouvir pessoas que nos rebaixam e só nos querem por mal.
Vou deixar aqui umas dicas que funcionam em mim quando estou a ter algum ataque ou algumas inseguranças e medo:
1.Respirar fundo quando der algum ataque de ansiedade/pânico
2.Sair de sítios fechados e ir para o ar livre, caminhar e respirar fundo
3. Pensar positivo e imaginar coisas que nos iam deixar felizes
4.Ouvir músicas para relaxar e acalmar que existem no youtube
5. Se possível desabafar com alguém em que nós confiamos, deixar tudo cá dentro ainda é pior e gera inseguranças atrás de inseguranças
Espero que tenha ajudado, relembro que não é vergonha ir a um psicólogo ou termos ataques de ansiedade de pânico. Em primeiro lugar temos de estar bem com nós próprios e nunca deixar de sorrir nem de sermos felizes mesmo que as coisas não corram as mil maravilhas, temos de sempre pensar positivo e pensar que o nosso destino somos nós que o fazemos.
Até um próximo post :)
Comentarios