top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Fique a Par:

Desabafo sobre 2020 e Boas festas



Olá pessoal.


Hoje, apareço aqui numa perspetiva diferente do que é habitual. Descontraída, sem maquilhagem, sem aparências, sem muitos filtros, enfim... O "eu normal", a verdadeira pessoa que se encontra nos dias normais.

Resumidamente, estava a olhar para as estrelas um dia á noite e refleti tudo o que aprendi com este ano.

Tantas emoções, tantas confusões, tantas complicações.. Este ano poderia dizer que foi o pior ano de todos, como toda a gente o diz.

Mas ninguém pára para refletir que este ano no fundo, foi um ano de ensinamentos, lições e aprendizagens.

Um ano em que nos deixa a pensar o que realmente somos nesta vida.


Na minha reflexão geral, este foi o ano em que o universo deu mais pistas para sermos melhores a cada dia. Pararmos de nos lamentar a toda a hora e agradecer mais por mais um ano de oportunidades.

Todo o mundo na atualidade, vive de aparências e tenta passar uma imagem diferente nas redes sociais e esquecem-se do mais importante, os momentos.

A internet hoje em dia, está muito evoluída. Trouxe coisas boas, como por exemplo, dá para manter o contacto com familiares e amigos que estão noutro país ou do outro lado do mundo e, sem dúvida alguma, dá nos liberdade para expressar a nossa opinião. Mas como tudo na vida, também trouxe coisas más, o consumismo excessivo da tecnologia, o facto de hoje em dia as crianças e os adultos não darem valor aos momentos e refugiarem-se na própria "bolha" que criam.


A pandemia não veio por acaso, veio para mostrar que precisamos todos de parar e refletir sobre as nossas atitudes, parar para dar valor a um simples abraço, a um simples beijo, carinho e principalmente valor á nossa natureza.

Na minha experiência, quando estive em quarentena quase 2 meses, no inicio parecia uma tortura por não ter rotinas, por pensar que iria ficar sempre fechada e ser inútil... Mas, pensando bem foi tudo o oposto. Fiz coisas que tinha deixado de fazer por achar que não tinha tempo, "desculpas atrás de desculpas".

Fiz caminhadas pela minha terra, apreciei e olhei para a natureza de maneira diferente, com outro brilho. Mas acima de tudo, aproveitei ao máximo com a minha família.

Pensando bem, não é que uma simples caminhada pode mudar totalmente o bem estar da pessoa? Ajuda fisicamente, mas principalmente ajuda psicologicamente.


Libertar-me de todos os dramas, problemas que tanto dava importância e gastava toda a minha energia, foi a melhor coisa que fiz.

Pensar que estamos neste mundo, já é uma dádiva e uma oportunidade para aproveitarmos e sermos melhores a cada dia.

O ser melhor que tu ou que vós, não nos trás valores, princípios e felicidade... Termos objetivos e no fundo sermos melhores pessoas a cada dia, lutarmos por isso, é então o melhor esforço que poderemos fazer e o único que só nós conseguimos.

É tão bom olhar, ganhar sabedoria e atingirmos mais um objetivo que traçamos.


Acredito que nada acontece por acaso e que o nosso destino esteja traçado, mas no fundo só nós é que conseguimos mudar e ter esse poder de escolha.

Ontem estava a ler um livro, em que vou citar uma frase que me ficou na cabeça: " estamos numa estrada e o universo dá nos os sinais de indicações sobre a vida, mas alguns ignoramos. Mais a frente aparece um sentido proibido, sabemos que é proibido mas, como temos o poder de escolha avançamos e mais à frente existe um buraco que rebenta o pneu do carro. Passamos metade do tempo a lamentamos até mais não, achamos que todo o mundo irá acabar e está contra nós mas, mais à frente existe outro buraco, capaz de haver consequências maiores. Em vez de lamentarmos, refletirmos que foi preciso rebentar o pneu no primeiro buraco para termos atenção ao próximo" Fiquei comovida, porque a vida é mesmo assim, é preciso cair e errar para nos levantarmos mais fortes e termos consciência das nossas escolhas mais à frente!


Estava eu então a partilhar a minha experiência e lembrei me que fiz coisas que já não fazia à muito tempo, uma delas que sempre gostei de fazer mas parei por achar que a minha vida era tão ocupada. Retomei a ler, notei até diferença e notei que precisava de ler. E estava aqui a pensar, que os livros que comprei este ano por acaso não foi por acaso, todos o que eu escolhi e todos aqueles que peguei só porque sim, trouxeram me mensagens tão lindas e tão importantes que parecia outro sinal, parecia que se encaixava cada letra e cada frase ao ano de 2020! Agarrei me também aí e apreciei cada palavra, cada ensinamento. Desde de pequena que adoro ler, mas gosto de ler livros que me faça pensar, que me dê motivação.

Dois de os que comprei foi o "Segredo", na minha opinião toda gente deveria ler. Não é um romance, nem um conto a que estamos habituados, não tem história... Tem apenas frases e experiências de filósofos e pessoas. Nem sempre é fácil de entender, mas a mensagem que transmitem é muito importante. Nós é que comandamos a nossa vida, tudo o que desejamos atraímos tudo do universo! A nossa vida é feita pelo o que transmitimos e pedimos ao universo e agradecer é a palavra mais escrita.

Podia estar aqui mais tempo a escrever cada parte que me deixou mais marcada, mas guardo para cada um ler e entender à sua maneira! Não podemos mudar ninguém, ninguém nos muda, nós próprios é que temos esse poder...


Acredito também, que todas as pessoas que se cruzam comigo trazem e trouxeram algo de bom, porque mesmo que algumas se foram perdendo pelo caminho, eu digo sempre que me trouxeram algo de bom! Trouxeram me experiência, coisas boas e coisas más que nos fazem refletir e aprender! Não desejo nunca mal a ninguém. Sentimento que graças a deus me foi transmitido na educação, desejar sempre o melhor das pessoas, porque tanto como eu mudei e dei uma volta de 360° um dia, mais cedo ou mais tarde, essas pessoas também vão mudar... Acredito que sim, e nunca vou perder a esperança que toda gente tem um bom fundo e consegue ser boa pessoa! Por mim continuava a escrever mas penso que estou a fugir um pouco à mensagem que estou a transmitir.


A mensagem que vos quero passar, é que dia 31 quando estiverem prestes a fazer a contagem para o novo ano à meia noite, reflitam tudo acerca deste ano e vejam isto como um sinal que o mundo e as pessoas precisam de mudar. Mudar para melhor e apreciar as pequenas coisas que a vida nos dá, dar valor e agradecer por cada oportunidade e por cada dia que estamos aqui!

Sou apenas uma miúda de 20 anos que estou a escrever no meu bloco de notas para depois passar para o meu "blogue" ( o meu cantinho que ninguém interfere, que só eu posso mostrar o meu verdadeiro eu).

O facto de estar a olhar para as estrelas deu me tanta inspiração que tive de transmitir esta mensagem.

Parem um pouco para lerem e perguntarem se realmente merecem tudo isto?? Sinto me uma sortuda, não por ter bens materiais, mas por estar tão bem resolvida e estar mais forte que nunca, mais madura. Não penso que vou deixar de cair e de errar... Vou continuar a errar ao longo da vida, vou continuar a ser magoada e a magoar, a cair e a sofrer com as consequência das minhas escolhas...

Mas uma coisa tenho a certeza, sei que vou conseguir ultrapassar cada obstáculo que a vida me põe à frente e só tenho de agradecer a cada um deles por me tornar uma pessoa melhor!


Quero desejar a todos um feliz ano novo e que 2021 traga muitas boas energias, muita fé e luta. Cada um se fizer o bem vai contribuir para um mundo melhor! E eu vou continuar a vibrar por cada conquista minha e da minha família e dos meus amigos, a dar tudo de mim as pessoas, porque no fundo não consigo ser doutra maneira! Não tenho qualquer tipo de inveja, mas sim orgulho, porque as conquistas deles é como se fossem as minhas. Fico tão feliz por todos.

Aqui me despeço e acabo a minha reflexão, Todos por um mundo melhor e 2020 foi a prova que unidos somos mais fortes e somos capaz de mudar o mundo.


Um obrigada a 2020 que apesar de tanta coisa má, me surpreendeu por cada ensinamento e vou guardar para transmitir num futuro próximo.










bottom of page