top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Fique a Par:

Feminismo


Olá pessoal,


Cá estou eu novamente no meu bloco de notas a escrever o que me passa pela cabeça.

Estava eu à uns dias na casa do meu irmão e da minha cunhada quando começamos a ver um filme que está na netflix.

"Moxie" é um filme que retrata o feminismo. É uma palavra que, até à data de hoje era me forte no vocabulário e nunca me exprimi muito sobre o assunto!

Já li muitos artigos e notícias sobre o feminismo mas nunca me opus a falar por achar extremista.


Bem, visto o filme e as razões que apresentavam lá, vemos que na atualidade existe ainda muito o conceito "Mulher" como diminutivo e como sinónimo de fraqueza.

Não sabem a pressão em que nós vivemos por ter de encenar a "mulher perfeita" para a sociedade... é frustrante as mulheres terem de lutar pelos seus direitos/para se fazerem ouvir nos tempos de hoje, lutar pelos piropos indesejados, por as críticas autodestrutivas em relação ao corpo, enfim entre outras...

Refleti muito antes de escrever a minha opinião, porque este assunto é delicado e é preciso medir bem as palavras!


Cresci a ouvir que as mulheres quando chegam na casa dos 20 tinham de casar e começar a construir família, assim como foi no tempo das minhas avós.

Nessa altura a mulher era muito dependente do homem e, como não trabalhavam assujeitavam-se a fazer de tudo em casa, a tratar dos filhos e, acomodavam-se ao facto de muitas das vezes serem maltratadas a nível físico e psicologicamente.

Ouvi e ouço ( porque infelizmente prolonga-se nos dias de hoje) muitas histórias em que abusavam e batiam nas mulheres por achá-las um ponto fraco e um alvo em que, como dependiam dos maridos só tinham de fazer o que eles mandavam ou então, não tinham nada e seriam despejadas e enxovalhadas pela sociedade.


Confesso que, com a minha reflexão, como todas as outras mulheres também fui e sou alvo de comentários machistas, intriguista que por uns tempos me conseguiram deitar abaixo!

Não é um simples batom vermelho que faz de mim uma galdéria, não é um decote mais abusado que faz de mim uma oferecida, não é por estar acompanhada por amigos rapazes que faz de mim uma vadia, não é por falar com vários rapazes que faz de mim uma ressabiada, não é por usar uma saia mais curta que tenho de me assujeitar aos comentários dos rebarbados que têm idade para serem meus pais, não é por não estar dentro dos parâmetros de beleza e não ter um corpo perfeito que faz de mim menos mulher....

BASTA! BASTA de me assujeitar a isto, de me rebaixar e encenar um papel só para agradar alguém. É uma pressão e um sufoco termos de entrar nos padrões de beleza que a sociedade implica! Se somos muito magras estamos doentes, se temos alguma gordura localizada/celulite já é preciso ter cuidado senão um dia não cabemos nas portas.... Se choramos, é porque somos umas fracas e chorar é para pessoas fracas.


Nós, mulheres, somos fracas a nível de sentimentos sim, já viram o que muitas de nós assujeitam-se só para deixarem o parceiro feliz?? Ou o que aguentamos numa relação abusiva só por amor? É triste... Nunca ninguém deveria de passar por situação alguma. Cada um é como é, e cada um tem o direito de fazer o que bem lhe apetece sem ter de dar justificações à alguém, mas claro acima de tudo com respeito.

Todos merecemos respeito, e nunca nem homem nem mulher, tem de pisar ou rebaixar alguém para se sentir superior!

É desumano, é revoltante. E muitos nem imaginam o sofrimento que estas causas trazem!


É grave a mentalidade da sociedade nos dias de hoje, por vezes ainda é muito retrograda e nós temos de evoluir para o bem e para o futuro e não, para pior e para o passado. Sou uma pessoa que apoio o facto de termos cada vez mais amor próprio, respeito pelo próximo, dignidade e honestidade.

Olhar mais para o próximo, aceitar mais as diferenças e tratar as pessoas como gostávamos de ser tratados. Medir as "críticas" que por mais que sejam brincadeiras, nunca sabemos como elas interferem na vida de alguém.

Sou a favor que deve existir críticas construtivas para a nossa evolução, mas também temos de medir a forma como as dizemos, com respeito, com o intuito que estamos lá porque realmente gostamos, porque acreditamos que vai melhorar a perspetiva da pessoa e não no intuito de rebaixar e ver a pessoa mal.


Uma mulher, não é fraca, muito pelo contrário, nós somos a maior força da natureza, uma coisa inexplicável. Somos um misto de emoções, sentimentos, de dor.... E com esta reflexão quero apelar a todas as mulheres que tenham mais amor próprio, que sejam mais unidas, que tenham mais respeito por elas próprias e nunca deixar que alguém nos domine e que nos rebaixe para se sentirem superiores.









bottom of page